Música da discórdia

Debates sobre questão Palestina não ecoam apenas nos fóruns virtuais sobre política e direitos humanos. Quem navega pelas redes sociais, por exemplo, já percebeu que a tensão criada pelo conflito invade qualquer âmbito do cotidiano. A disputa entre o que é judeu ou árabe pode ir de uma divertida discussão sobre a origem do falafel até um acalorado debate sobre Israel e sua ocupação.

Um vídeo no youtube também pode dar muito pano para manga. Sarit Hadad, uma famosa cantora árabe/judia em Israel, decidiu interpretar a tradicional música Enta Omry, da consagradíssima cantora egípcia Um Kulthum –  cujo impacto no Egito se assemelha ao de Carlos Gardel, na Argentina, uma relíquia nacional. As páginas de comentários têm alguns elogios e reflexões otimistas sobre o fim do conflito.

Porém, os insultos, debates sobre a ocupação e questionamentos sobre a “ousadia” de Sarit em cantar Um acabam chamando atenção. Chegam a dizer que roubaram a terra e agora roubam a “cultura”. Certos ou errados, onde fica a música? Felizmente algumas pessoas prestaram atenção nisso. Judia ou budista, a interpretação de Sarit foi bem feita com direito a uma impecável orquestração.

Confira as interpretações de Sarit Hadad e Um Kulthum!

Publicado por Juliana Cruz

Anúncios

6 comentários sobre “Música da discórdia

  1. É absurdo condenarem a Sarit Hadad, uma vez que ela é árabe-judia! A arte é uma forma de aqueles que não compactuam com todo o ódio entre judeus e árabes expressar esse sentimento de insatisfação – com o status quo que deixa um abismo entre árabes e judeus.

    • Concordo, é claro que a arte também é influenciada pela política, mas penso que quando cantamos uma canção de outro artista estamos prestando uma homenagem. Acho que Sarit fez um tributo a Um. Muito bem feito. Ainda que simpatize com o lado Palestino, a arte é universal. Não dá para esperar que apenas árabes ou muçulmanos possam cantar certas músicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s